(89) 3422-3019 | Horário de Funcionamento das 07:00 às 17:00

Vitamina D : Por que esse nutriente é tão importante?

A vitamina D, por exemplo, nutriente encontrado em abundância nos alimentos, está diretamente relacionada ao desempenho físico.

É sabido a todos a necessidade de energia no do corpo para melhorar sua performance no dia a dia, para rotina diária bem como para quem faz atividades físicas, treino e pós-treino, é indiscutível. Agora, os meios de adquirirem mais força, ânimo e disposição no organismo são diversos. E, uma dessas formas principais, claro, é através da boa alimentação.

Entenda mais! Segundo estudos recentes, a vitamina D parece estar envolvida na síntese de ATP nas mitocôndrias, as fábricas de energia das células. Em 2009, uma revisão de estudos publicada pelo Medicine and Science & Sports and Exercisedescobriu que esse complexo vitamínico aumenta o volume e o número das fibras musculares de tipo II (contração rápida). Através disso, os pesquisadores concluíram que a suplementação de alimentos fontes dessa substância aumenta a performance desportiva em atletas. A nutricionista Karen Sussman analisa a importância da vitamina D:

"O desempenho dos atletas está relacionado com a deficiência da vitamina tanto com lesões ósseas como com danos musculares, levando a sensação de fraqueza, redução direta da força e até retardo na recuperação da musculatura do atleta", explica a profissional

Quais são a principais fontes de vitamina D?

As principais fontes da substância são os alimentos de origem animal, dando ênfase nos frutos do mar. Tais como: Salmão cozido, ostras, arenque, sardinhas enlatadas e óleo de fígado de bacalhau. Ainda podemos encontrá-la no ovo cozido e no fígado de galinha. Contudo, além dessa variedade de alimentos, outra principal fonte da vitamina D é o sol. Por isso, é recomendado cerca de 15 a 20 minutos por dia de exposição solar, sem protetor, facilitando assim a absorção da vitamina. Segundo a Dra. Karen, caso haja a deficiência da substância, é recomendada a ingestão de suplementos:

"Não temos muito hábito de comer em quantidade os alimentos fonte de vitamina D (ex: peixe gorduroso e óleos de fígado, óleo de bacalhau e outros óleos de peixe) então o ideal é combinar a alimentação correta com a exposição solar e/ou ingestão de suplementos de vitamina D", finaliza a profissional.

Vitamina D também é essencial para autistas

A substância também tem seus benefícios comprovados para a saúde cerebral, sendo assim, a ingestão adequada durante a gestação, por exemplo, pode prevenir o autismo. No caso das crianças e adultos diagnosticadas com o distúrbio, o consumo também é recomendado já que dentre os benefícios da vitamina D, está a melhora das funções cognitivas, melhorando a memória e trabalhando em função do raciocínio rápido e claro.

Fonte: https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/vitamina-d-e-esportes-por-que-esse-nutriente-e-tao-importante-para-atletas_a4236/1; Karen Sussmann, é Nutricionista formada na UFRJ e pós-graduada em nutrição esportiva. Experiência em educação nutricional com crianças e adolescentes.